quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Museu do Futebol Sul-americano na Conmebol

        O Museu do Futebol Sul-Americano é passeio obrigatório no Paraguai para quem gosta de futebol. O Museu fica na cidade de Luque, na sede da Conmebol, a pouca distância do Aeroporto Internacional Silvio Petirossi. Inaugurado em 2009, impressiona pela beleza e pelo acervo. O mais divertido, no entanto, é a visita guiada, que começa às 16h. (É bom ligar antes para confirmar horário das visitas- + 595 21 645781). Quando fui, a visita era gratuita.
       Com um conhecimento absurdo sobre futebol, o guia discorre sobre o acervo do museu ao mesmo tempo em que ensina e desafia a memória dos visitantes, premiando as respostas corretas com livros de futebol. Como havia gente da Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai, Brasil e, claro, Paraguai na nossa visita, o desafio ficou interessante. 
       Por ser um museu voltado às competições sul-americanas, torcedores de times sem muita familiaridade com a Libertadores podem pular diretamente para a parte de campeonatos de seleções, como a Copa América. Nessa área, estão réplicas de todas as taças vencidas pelas seleções da América do Sul. Arrepia chegar e ver as 5 Copas do Mundo na parte brasileira.
       Apesar de o Museu ter o grande defeito de não ter o símbolo do São José, está lá exposta a última Libertadores feminina, vencida pela Águia do Vale. 


A Libertadores Feminina vencida pelo São José
Painel com diversos clubes da América. Faltou o São José!
Cartaz dos trabalhadores mexicanos na Copa de 1970
  
As boas vindas do Presidente da Conmebol



Aperte aqui e descubra de onde é esse time


O Museu é tão abrangente que tem até o Noroeste...


O guia e seus desafios
Isso ninguém tem!
        

2 comentários:

  1. Olá Paulo Cezar! Tudo bem?

    Sou Keila Martins, de Manaus, e muito em boa hora encontrei seu blog. Meu namorado mora em SP e joga rugby e por essas coisas da vida achou seu blog no facebook e me indicou, pois em breve (final de 2012) me formo em Direito e gostaria muito de seguir a Diplomacia. Adorei ver que existem diplomatas que não ficam emoldurados na música clássica/vinho! rs (era uma das preocupações, ser todo mundo meio cinza) Se puderes, gostaria de saber mais sobre como se preparou, um pouco da rotina e essas coisas.
    Mando o meu email: keila.t.m.m@gmail.com

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila! Tudo bem? Que legal que você chegou aqui pelo rugby!
      Infelizmente não tenho nada sistematizado sobre a preparação pro concurso, mas vale a pena ler esse Blog de um colega, que vem com perguntas e respostas bem úteis para quem está pensando em prestar o concurso:
      http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/03/1777-faqs-sobre-carreira-diplomatica.html
      Abraço,
      PC

      Excluir