sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Museu Ferroviário de Assunção

Nas ruas de Assunção é possível ver que o bonde ficou na história. Como em algumas cidades do Brasil, o trilho ainda existe, mas escondido sobre camadas de asfalto. Rugosidades urbanas que teimam em mostrar que aqui, assim como em nosso país, perdemos o bonde, enquanto na Europa elas continuam a trazer e levar gente. Quando passo por essas ruas fico imaginando como seria se o bonde ainda passasse ali. Certamente haveria menos carros, maior mobilidade e mais beleza.
Encontrei no site http://www.tramz.com/py/ass.html a história completa, com fotos, do sistema de trens urbanos de Assunção. Com o mapa abaixo, pode-se ver por onde passava o bonde. Se fosse hoje em dia, deixaria o carro em casa e iria trabalhar de bonde, que passava na rua da Embaixada.
mapa retirado do site www.tramz.com/py/m.htmal
Assunção também era ponto de partida da Estrada de Ferro Presidente Carlos Antonio López, que se estendia 370 km entre a capital e Encarnación, na fronteira com a Argentina. Iniciada em 1861, a ferrovia teve seu fim em 1999.
A primeira vez que ouvi falar da ferrovia foi no cinema, em um documentário chamado Tren Paraguay. O filme é repleto daquela melancolia de estações ferroviárias abandonadas que eu adoro. Eis o trailer:


Esta semana descobri que dentro da linda estação de Assunção funciona um Museu Ferroviário. Estações de trem são sempre passeio obrigatório nas cidades para mim e infelizmente aqui demorei quase 6 meses para conhecer, mas gostei do que vi. O museu tem peças que todo apaixonado por trem gostaria de ter e a arquitetura da estação, que foi usada como hospital na Guerra do Paraguai, vale por si só a visita. Na plataforma há um vagão restaurante e um de primeira classe, que realmente impressiona pelo luxo. Há também, em destaque, uma locomotiva chamada Sapukai (grito, em guarani) que foi a primeira a percorrer os trilhos do país, em 1861.
Para quem quiser conhecer mais sobre a ferrovia vale a pena acompanhar este blog de um ciclista mexicano que tem feito o caminho entre Assunção e Encarnación de bicicleta, pela linha do trem: 
http://enbiciporlavia-py.tumblr.com/

A locomotiva Sapukai ao fundo


A estação ferroviária de Assunção

O vagão restaurante
Outra estação legal de visitar em Assunção é a do Jardim Botânico. Foi a primeira parada do trem quando saiu da estação central. De lá saía um passeio de maria fumaça que ia até a cidade turística de Areguá. Hoje o trem está parado, mas ainda inteiro na pequena estação, como se estivesse só a espera de um bravo maquinista para tocar o sino, por lenha na caldeira e seguir no trilhos.

Trem à espera de um maquinista e de novos passageiros

A estação do Jardim Botânico

Outra locomotiva da estação

3 comentários:

  1. Não sei se vc já foi pra Santos-SP, mas lá a linha do bonde ainda existe, e ele funciona até hoje, fazendo passeios turísticos pelo centro histórico da cidade. É uma graça! E tem dois tipo diferentes, se não me engano um é português e outro italiano! Enfim, só para constar hehe :)
    Aliás, adorei as fotos!

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    1. Barbara, infelizmento não conheço Santos, mas já vi fotos do bonde, parece realmente ser muito legal. Preciso ir pra lá logo conhecer!
      Obrigado pelo elogio das fotos, que bom que gostou. Tudo graças ao instagram!

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  2. Não tô me aguentando aqui...muito bom o seu blog PC!!!! Não nos conhecemos pessoalmente....mas sou muito amiga do Pedro Ernesto e escuto muito falar de vc rs!
    Meu filho de quase 5 anos é louco por trens, acho que possivelmente ele vai ter esse amor por esse meio de transporte até a vida adulta, tal como vc ! Não sei se já foi em alguns passeios de trem aqui pertinho de Sanja mesmo...em Passa Quatro ( já andei umas 07 vezes para acompanhar meu filho rs), em São Lourenço...já fomos para o passeio de Curitiba até Morretes, no Paraná e o próximo em setembro é de Bento Gonçalves no RS até uma cidade próxima, acho que é Carlos Lacerda....dicas de trem é só falar comigo kkkkk!
    Mais uma vez parabéns....
    Beijo

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