terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As árvores de Assunção

               Assim como minha mudança de São José até Brasília foi marcada pelos ipês amarelos no caminho, da chegada em Assunção certamente lembrarei pelo ipês rosas. Quando se fala em Assunção, poucos sabem o quanto esta cidade é arborizada. Assunção é denominada aqui como a capital mundial dos lapachos, como são chamados os ipês no país. E não é sem razão, pois a cidade é pontilhada por essas árvores. Chegar aqui com a cidade florida de uma árvore tão típica do Brasil certamente aliviou um pouco o sentimento do exílio.
               Acontece que não é só de ipês que a cidade está cheia. São muitas árvores, de diferentes espécies, que têm atraído minha atenção desde que cheguei. A visão aérea da cidade parece um tapate verde, sem exageros. É claro que a quantidade e o cuidado com as árvores variam de bairro em bairro, mas no geral há mais árvores por rua em Assunção do que em muitas cidades que conheci. E o legal é que misturam frutíferas e de sombra. Há ruas só de limoeiros, que acredito serem fornecedores do suco para o terere; a sombra é fundamental para amenizar o forte calor da cidade e é embaixo desses sombras que os paraguios colocam suas cadeiras para tomar terere, conversar e ver o movimento dos finais de semana.
               Adoro árvores desde pequeno e creio que o lugar delas é na cidade. Legal defender as florestas, os bosques e as matas, mas o homem está nas cidades e a arborização urbana para mim é algo fundamental para a qualidade de vida. Muito defensor das florestas nunca plantou uma árvore no seu bairro.
               O que causa maior curiosidade aqui são as árvores literalmente no meio da rua. Já ouvi que um antigo governante proibia qualquer tipo de corte de árvore e por isso as ruas hoje as contornam. O que em um primeiro momento pode causar espanto ao visitante, para mim é sinal mais profundo de desenvolvimento. Mesmo um eucalipto é mais importante que o fluxo de carros!
                Está na hora de plantarmos mais árvores de verdade nas ruas do Brasil. Ultimamente estamos sofrendo a ditadura das palmeiras-lançamento-imobiliário,que não dão frutos, nem flor e nem sombra.
Um eucalipto no meio da rua
Lapacho Rosado

Lapacho Rosado

Lapacho amarilo

Lapacho amarilo

Palo borracho. Muito bom o nome da paineira.
Um eucalipto enorme no campo de rugby do CURDA



Flamboyant


Limoeiro em frente a Embaixada do Brasil



Flamboyant na rua do Consulado do Brasil

A rua do mercado de flores.



Rua de Assunção

Ciclovia arborizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário