quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nashville e o Museu da Música Country



                 A grande atração turística de Nashville é o Museu da Música Country. Alías, a cidade é considerada a capital da música nos EUA. Há também uma sede da Embraer por lá. Eis a explicação no site da empresa: Fifty percent of the nation's population is located within 700 miles of Nashville. Three major interstate highways connect Nashville to the rest of the country, providing excellent surface transportation. Nashville has nearly 400 daily flights to 86 markets. Embraer Aircraft Maintenance Services (EAMS) selected Nashville as the location for its Regional Airline Support Facility; its central USA location was a major factor. This location put EAMS within easy reach of Regional Airline operators in the Eastern and Central United States.
Acreditei nesse argumento a princípio, mas depois de conhecer a vida noturna da cidade, bem diferente das outras da região, deu para ver que há razões menos explícitas para a escolha, uma vez que caipira parece, mas não é bobo.
               O Museu é muito bom, tem uma infra-estrutura impressionante, mas não é tão emocionante para aqueles que só conhecem o Alan Jackson, como eu. Dá pra ter uma idéia da história da música, ver a influência do Elvis no desenvolvimento musical do Sul e de todo os EUA, mas acho que pra gostar realmente do museu seria interessante conhecer os personagens. Aliás, nem tem referência ao Alan Jackson no museu!
               Bom, mas na verdade o Museu da Música Country reacendeu meu grande sonho, que era ver em São Paulo um Museu do Caipira. Eu já havia pensado nisso ao visitar, na Irlanda, o Bunratty Castle, perto de Limerick. Lá há um parque que conta a história do povo do interior da Irlanda. Há reproduções de casas onde se pode entrar e conversar com os "moradores", que estão cozinhando ou aquecendo a lareira, vestidos em roupas típicas. Há também uma vila, uma escola, restaurantes, tudo o que possa remeter ao irlandês típico do interior. O lugar é ideal para ir com a família, pois as crianças, além de conhecerem melhor seu povo, podem se divertir com os vários animais que há no local.
               O Museu de Antropologia do México é outro exemplo bacana de construção da memória popular. O segundo andar do Museu também conta com reproduções do dia a dia de um mexicano do interior. É possível conhecer a história e os costumes dos habitantes de diferentes regiões do país por meio das casas e bonecos.
               Há algo parececido com no Museu do Homem Nordestino, em Recife, que também achei espetacular, apesar deser bem menor do que os outros citados aqui no tópico.
               Pois bem, o que eu queria ver erguido São Paulo seria um misto disso tudo. Algo em que as pessoas pudessem passar o dia e entrar em contato com os diversos aspectos da vida de um caipira. Desde a arte até a economia.
               Vendo o museu em Nashville fiquei imagianando como seria legal ter um espaço daquele para a música caipira brasileira, desde suas raízes até os sucessos atuais. E quando digo sucesso é sucesso mesmo, porque embora a elite intelectual torça o nariz para o gênero, arrisco-me a dizer que ele é o mais tocado no Brasil. O maior arrecadador da música nacional no ano passado foi o Victor, da dupla Victor e Leo. As rádios que dão maior audiência em São Paulo são as sertanejas.
              Um livro muito bom sobre o tema é o "Música Caipira" do José Hamilton Ribeiro. Apesar de tradicionalista, o livro me ensinou muita coisa da história da música caipira. Seria uma ótima base para o museu.
              Segue um link com uma música de Cezar e Paulinho que elucida o que aconteceu com a músca caipira nos últimos anos:
           Boboca e Bobão
Casa típica irlandesa para visitação
Funcionárias do parque cozinham café irlandês
Museu do Homem do Nordeste
Museu do Homem do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário