quinta-feira, 9 de julho de 2015

O que o ironman e os relacionamentos têm em comum


Uma das vantagens de se ficar horas treinando é o tempo livre que você tem para pensar no que quiser. Foi num destes treinos longos que reparei como o Ironman e os relacionamentos têm muita coisa em comum.

A parte mais importante de um relacionamento e de um ironman, para mim, é o tempo de autoconhecimento que os antecede. Ninguém entra no Ironman sem estar preparado, sem ter passado horas e horas buscando se aperfeiçoar, melhorar seu desempenho, conhecer suas limitações e superá-las. Os treinos diários te fazem mais forte e, mais importante, te dão a confiança necessária para saber que é capaz de encarar a prova e terminá-la. Assim deve ser também o momento que antecede nossos relacionamentos. A época de solteiro é ideal para se autoconhecer, se aprimorar física, cultural e psicologicamente, tornar-se uma pessoa mais interessante e confiante, para aumentar seu leque de possibilidades. Com confiança e auto-estima necessárias, você certamente não se entregará a primeira pessoa que aparecer e não sofrerá as consequencias desta decisão. Assim como fazer uma prova longa machuca que não treinou, enfiar-se de cabeça num relacionamento sem estar bem consigo mesmo te fará muito mal, pois te roubará o poder de decisão sobre os rumos do namoro. Essa etapa, por que não, também é necessária para cometer erros, entrar em provas mais curtas e saídas descompromissadas, sair de sua zona de conforto, descobrir o que você realmente precisa melhorar e, o mais importante, o que te faz bem.

Passado o momento de preparação, é hora de encarar o dia da prova 

A natação se assemelha ao começo do relacionamento. É o momento daquele frio na barriga de nervosismo misturado com o que os americanos chamam de "borboletas no estômago". Você está feliz, mas não sabe como terminará tudo aquilo. Será vai dar namoro ou só iremos sair? Uma vez li uma frase que dizia: todo relacionamento implica ou passar a vida toda com a pessoa ou nunca mais falar com ela, e ambas opções são assustadoras. Nessa hora, mais do que tudo, o que te impulsiona a seguir em frente é a coragem. Você não sabe se completará o ironman ou se terá de desistir, mas a única maneira de saber é tentando e, para isso, vale a pena mergulhar de cabeça, mas sempre com os olhos mirando onde você quer chegar. A natação, como o começo do namoro, é uma dos momentos mais gostosos da prova e você só entra naquele mar porque sabe muito bem onde quer chegar. 

A hora que você saí d`água e sobe na bicicleta é, para mim, o começo do namoro. Já passou o frio na barriga, a agitação e as ondulações do mar ficaram pra trás, e você segue com sua parceira em velocidade de cruzeiro, sabendo que haverá uma grande caminho a percorrer. O começo não é fácil; leva-se um tempo para acostumar com a nova posição. Depois, vem o momento de desenvolver o conhecimento mútuo. Você descobre como atuam em conjunto nas subidas e nas descidas da vida e aprende a tirar o melhor de cada "peça" do companheiro, para que a dupla sempre vá adiante. Pode se tornar, também, a hora da provação: um pneu furado ou é consertado ou pode te fazer desistir da prova, depende da tolerância de cada um pro estrago causado.

O sair da bike e encarar a maratona pode ser vistos como a decisão de casar. Muita coisa já passou, mas você sabe que muitas outras ainda virão. Acho que todo mundo, mesmo os que tem certeza da sua decisão de casar, acabam se questionando: estou preparado? É neste momento que o autoconhecimento se faz ainda mais necessário. É a hora que você olha pra dentro e sabe que está tomando aquela decisão não por carência, por fraqueza, ou por medo da solidão, mas porque tornou-se forte o suficiente para conhecer o seu potencial e ter a confiança de seguir o que seu coração manda.  Assim como a maratona do ironman, o casamento vai te fazer encarar momentos de subidas, de descidas e de caminhar mais lento. Talvez já não haja aquela excitação inicial da natação, mas o frio na barriga é trocado pelo calor no coração de saber que conseguiu chegar tão longe.

Comparo os relacionamentos com o ironman porque discordo da visão dos contos de fadas que diz que quando você encontra o príncipe encantado tudo vira um mar de rosas. Acho que todo relacionamento envolve dedicação diária, comprometimento e esfoço. Eles não são isentos de dor, mas, em compensação, trazem muito mais alegrias a quem os encara. Assim como no tapete do ironman,  deve valer a pena chegar no pórtico do fim da vida e ver seus filhos e netos lhes parabenizando por chegar até ali. 



2 comentários:

  1. IronMan e Casamento são as duas loucuras que mais respeito neste mundão maluco.

    Mas continuo achando que um futebolzinho sem compromisso é mais gostoso.

    ResponderExcluir
  2. PC, eu como recém casado tenho certeza a fase natação e ciclismo realmente batem com sua descrição, maratona forever...

    ResponderExcluir