terça-feira, 28 de março de 2017

Tatuagem do Ironman

               
   Só ontem vi duas críticas a quem tatua o "M dot", símbolo da marca do Ironman, vindo justamente de triatletas. A primeira e mais óbvia resposta é aquele meme "deixa as pessoa". Mas por trás de toda tatuagem há um simbolismo, e ele é diferente pra cada um. Pra mim, o Iron surgiu como um sonho distante, em um período que fui descobrindo capacidades que nem imaginava que tinha. Foi o fim de um ciclo que começou quase morrendo nuns 5km na esteira em 2012 e terminou com a frase "Paulo, You're an ironman", em Floripa, em 2015. Ao mesmo tempo, o IM foi o ínicio de um novo ciclo de diversão, autoconhecimento, amizades e desejo por mais desafios que estou vivendo agora. 


                 Existe aquela piada: "como saber se alguém já fez um ironman? Não se preocupe, ele vai te falar"! A tatuagem não deixa de ser um pouco isso, sem dúvida, mas também é um lembrete a nós mesmos de todo o período de preparação e de tudo o que ele representou. Já fui ultrapassado em uma corrida de 10k por um cara que, ironicamente me olhou e disse: bora ironman! (Lembrei da frase do Homem-aranha: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades). Mas logo em seguida surgiu um outro figura que, mostrando sua tattoo do IM me disse: vamos juntos parceiro, hoje ta dose! 


                A verdade é que sempre haverá alguém que fez mais irons que você, sempre haverá alguém mais rápido, alguém que fez o ultra, mas isso nunca tirará a importância do que sua prova significou pra você. Um das minhas frases preferidas do esporte é do jogador de rugby argentino Tomás Petersen: "O rugby me ajudou a me sentir alguém, e ao mesmo tempo me deu a pauta para não me sentir demais". O mdot pra mim é isso: a lembrança de algo que tenho orgulho de ter alcançado e que, ao mesmo tempo, me faz recordar que pra conseguir algo mais, só mesmo através do esforço próprio!

Um comentário:

  1. PC o legal é que o Drauzio Varela (doutor), ele tem um discurso bem legal sobre o porque fazer maratona, diz ele que é para mexer com o orgulho, pois maratona ninguem corre sem treinar, então se você assume, tem que suar a camisa para não passar vergonha, de não completar objetivo da sua bandeira de discurso... Legal voltou ao blog, mesmo texto da descrição de uma foto no Instagram, mas aqui tem mais valorização para as otimas linhas de sua corriqueira escrita... Abraços

    ResponderExcluir