sábado, 19 de janeiro de 2013

Livros sobre corrida


 

Quem gosta de correr sabe que a atividade tem um único problema: dura pouco. A não ser que você seja um ultramaratonista, dificilmente você conseguirá correr mais que 1h ou 2h por dia. Uma boa solução que encontrei no auge da empolgação foi me dedicar à leitura de livros sobre o tema. Fiz uma pequena lista daqueles de que mais gostei.

 6- Por qué Corremos? Las causas cientificas del furor de las maratonas.
Martín de Ambrosio e Alfredo Ves Losada
Editora Debate
 POR QUE CORREMOS? (D.AMBROSIO-V. LOSADA)
Comprei este livro de autores argentinos no Uruguai. Não sei se já há versão em português. Apesar do título pretencioso, o texto não responde de maneira definitiva a pergunta do título, mas fala sobre diferentes teorias de forma leve e descontraída. O que mais gostei no livro foram as histórias de corredores famosos e anônimos, às quais os autores recorrem para falar sobre a paixão das corridas. Foi por meio dessas histórias que descobri que a Argentina tem duas medalhas de ouro olímpicas na Maratona!




5- Zen and the Art of Running. The Path to making peace with your pace
Larry Saphiro
Adams Media
Escrito por um corredor, o livro é mais um da série Zen e a arte de alguma coisa. Confesso que esperava mais do livro, que passa boa parte falando sobre problemas enfrentados pelos corredores. O chato é que não acredito que os temas desenvolvidos por ele, como "como acordar pra correr" ou "como não ter preguiça" seja realmente um problema para quem gosta de correr. Acho que a leitura vale para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura Zen. Essa parte, sim, vale a pena. Se você tiver preguiça de ler o livro, aqui vai um ótimo texto sobre o assunto:




4- Do que eu falo quando falo de corrida
Haruki Murakami
Alfaguara Brasil
 
Murakami deve ser, hoje em dia, o maior escritor-maratonista e só por isso o livro já vale a leitura. O livro aborda sua preparação para algumas corridas e demonstra como o fato de correr trouxe influência para sua vida e para seu trabalho como escritor. Para mim, o ponto positivo do livro é sua linguagem literária e o modo como expõe sua vida de escritor e corredor.





3- 50 Maratonas em 50 dias. Segredos que aprendi correndo.
Dean Karnazes
Leblon
Este é o livro mais "esportivo" desta lista, porque fala menos de teorias e mais de prática. É recheado de dicas sobre tênis, alimentação, exercícios e tem até planilhas de corrida - tudo com muita propaganda embutida. O autor é conhecido como o homem de melhor físico no planeta e as provas que ele comenta são mesmo impressionantes. Ele correu uma maratona por dia durantes 50 dias seguidos e, ao longo da descrição de cada uma, vai distribuindo dicas e contando casos muito interessantes.





2- Nascido para correr. 
Christopher Mcdougall
Globo
O livro conta a história de uma tribo indígena mexicana para quem a corrida é parte essencial da sua inserção no mundo. Os ultramaratonistas Tarahumaras haviam ganho uma das mais difíceis ultramaratonas dos EUA e o fascínio de suas histórias de grande resistência fez com que o autor do livro reunisse alguns dos melhores corredores de grande distância dos EUA para competir em território mexicano com os indígenas. Gostei muito das histórias de vida dos ultramaratonistas e da investigação que o autor faz para desvendar o nosso gosto pelas corridas. 




1- Correr
Jean Echenoz
Alfaguara Brasil
 
Acredito que esse seja o melhor livro de corrida desta lista, não só porque uma biografia do Emil Zátopek já valeria a pena, mas porque é muito bem escrito. O livro foge daquele tipo chato de biografia e narra a história do Zátopek com uma escrita muito elegante. A mistura da história de vida do corredor tchecoslovaco com o texto do autor francês produziu um dos melhores e mais emocionantes livros que já li, independentemente do gênero.




2 comentários:

  1. Adorei as suas dicas! Já li 50 Maratonas em 50 dias. Vou ler as outras! Obrigada! Rita Baiao.
    Sao José dos Campos.

    ResponderExcluir
  2. Boas, antes de mais obrigado pelas dicas, adorei!
    Já agoara achas que consegues acrescentar mais uns quantos livros á lista?
    Fico á espera!...

    Um abraço

    ResponderExcluir