quinta-feira, 30 de abril de 2020

Livros de esporte para ler na quarentena


Livros para ler nesta quarentena
Há uma frase que diz que ler um livro é tomar emprestado o cérebro de alguém. Para nós atleta que estamos de quarentena, sem poder treinar, é uma boa hora para mergulhar em histórias e tomar emprestada as pernas de algum personagem que possa nos levar para fora de casa, pelo menos na imaginação.
Vamos por categorias.

1)      Um livro pra esquentar seu coração e dar esperanças
O Leão da Toscana (Aili McConnon)
Na Itália da Segunda Guerra, os deslocamentos passaram a ser controlados, mas o ciclista ídolo nacional Gino Bartali tinha liberdade para treinar sem gerar desconfianças. Fez isso para transportar documentos nas peças de sua bike e salvar judeus de serem presos. História real para se admirar.

2)      Um livro pra entender por que você está sentindo tanta falta da corrida
Nascido para correr (Christopher McDougall)
Um dos clássicos da literatura sobre corrida. Ao contar a história de uma tribo indígena mexicana e seu amor pelas corridas, o autor faz análises muito interessantes sobre a presença da história na formação humana. Livro leve e que te prende, apesar de ser grande.

3)      Um livro rápido e divertido, para lembrar seu pace antes da quarentena
Operação Portuga (Sérgio Xavier Filho)
Foi o livro brasileiro sobre corridas de que mais gostei até hoje. A história de um grupo de amigos em busca do recorde da assessoria MPR é muito bem contada pelo Sérgio. Dá pra ler bem rápido.

4)      Um livro pra você parar de reclamar da quarentena
Invencível (Laura Hillenbrand)
Biografia do corredor norte-americano Louis Zamperini, que caiu de avião durante a Segunda Guerra e passou anos num campo de concentração japonês apanhando. Uma das melhores histórias de resiliência que já li.

5)      Um livro “sou brasileiro e não desisto nunca” para este momento
Matador De Dragões (Rafael De Marco)
Biografia de Joaquim Cruz, desde a infância pobre em Taquatinga até depois do ouro olímpico.

6)      Um livro para quem sente falta de quando íamos nadar
A Travessura do Canal da Mancha (Ana Mesquita)
Ana Mesquita está no seleto grupo de brasileiros que atravessou a nado o canal da mancha. Faz parte ainda do grupo de pessoas que escreve muito bem, vale a pena o livro.

7)      Um livro para exercer seu lado leitor
Correr (Jean Echenoz)
Acho esse livro obrigatório para todo corredor não só por ser a biografia de Emil Zatopek, mas por ser um dos livros mais bem escritos sobre corrida que já li.

8)      Um livro para esquecer a corrida já que não posso sair na rua.
A Luta (Norman Mailler)
O livro conta a história de um dos eventos esportivos mais épicos de toda a história, a luta George Foreman x Muhammad Ali no Zaire. Impressionante o nível de preparação dos atletas e toda carga simbólica daquela luta.

9)      Quero aproveitar essa época pra treinar meu inglês
Ironwar (Matt Fitzgerald)
Já que falamos de batalhas épicas, esse livro faz jus à maior disputa do triathlon de todos os tempos: Dave Scott x Mark Allen no Ironman 1989.

10)  Já li tudo isso, quero algo fora do esporte
A Magia da Arrumação (Marie Kondo)
Olha, parece besteira, mas neste livro aprendi como o fato de organizar a casa ajuda a treinar mais. Ela não fala disso no livro, mas me acendeu um sinal. Uma das coisas que me desanimava de treinar, principalmente bike, era ter que sempre procurar as coisas. Deixar tudo arrumado e fácil de achar te faz ter menos preguiça. Aproveita o período em casa e, além de deixar tudo arrumadinho, já separa umas coisas pra doar também, você se sentirá melhor.
Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário