quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Correr de manhã



A luz da manhã
A planilha marcava 25km de corrida para a segunda-feira. Já tinham sido 100 km de bike no sábado e outros 100 km no domingo. Dias de testar o corpo.
Para correr tudo isso numa segunda, não haveria outra opção que não levantar bem cedo. Depois do trabalho até daria, mas sei que já estaria sem toda aquela energia.
caminho livre!
Nos dias em que há treinos longos, gosto de acordar bem cedo para dar sinal pro corpo de que há algo importante no ar. Parece que funciona. Na época que eu estudava pro concurso era a mesma coisa: avisava pro corpo que havia uma conquista que queria muito que acontecesse, e que o sono e a comodidade teriam que esperar. O dia começava muito mais cedo, para poder fazer tudo com tranquilidade .
Quando deu 5h20 o relógio despertou. Acordar não foi meu problema, pois tinha ido dormir às 21h. Eram 5h50 e lá estava já correndo pelas ruas. Me lembrei de quando, por algum motivo, como vestibular, provas ou fim de festa, passava pelas ruas a esta hora da manhã e via alguns doidos correndo e pensava: por que este idiota não está dormindo?

Hoje, sei que correr a esta hora da manhã tem suas vantagens:
a) há poucos carros na rua, o que facilita cruzar esquinas;
b) não está quente, o que melhora rendimento e ajuda na hidratação;
c) nada te importunou no dia ainda: você não terá uma bronca levada na cabeça, uma discussão boba, uma resposta atravessada para ficar matutando na corrida e atrapalhando o foco nas belezas da cidade;
d) as pistas não estarão lotadas de gente;
e) há um olhar amigável das pessoas que correm neste horário: elas sabem exatamente que a corrida é importante para você ao ponto de estar naquela hora, naquele lugar, correndo;
f) o por do sol é legal, mas a luz da manhã me agrada mais. É uma sensação de começo, não de fim;
g) não importa o que aconteça no trabalho, não importa uma reunião surpresa, seu exercício terá sido feito. Suas horas dedicadas a você estão garantidas neste dia;
h) você verá muita gente destruída pela noite anterior, principalmente bêbados voltando de balada, e vai agradecer pela sua opção saudável.

Gente que corre cedo
No treino desta segunda, teve uma hora que a dor começou a aparecer e os treinos do fim-de-semana quiseram cobrar seu preço. Neste momento foi que cruzei com mais um destes personagens anônimos que vemos correndo e que, de alguma maneira, nos marcam. Este senhor da foto estava, às 6h30, correndo num ritmo de deixar muita gente pra trás. O encontrei bem na hora que estava indo de um parque para o outro. O segui por um bom período e foi muito inspirador ver seu esforço nesta idade. Ainda não sei o que será do meu futuro, mas quero estar nesta forma!

 Depois de cumprida a meta, lembrei de mais um bom motivo de correr de manhã: comer muito no café da manhã!