segunda-feira, 24 de março de 2014

Correr sem saber o resultado


Ontem fui assistir a uma corrida feminina em Assunção e, na hora da premiação, foi aquele rolo. O sistema de cronometragem claramente não funcionou e começaram a premiar equivocadamente corredoras que chegaram depois das verdadeiras ganhadoras. Houve muita reclamação e resolveram, por fim, suspender a premiação até que resolvessem o problema todo. Isso também já havia me passado num duathlon aqui. Fui embora só imaginando minha colocação, sem saber exatamente como fui.
No Facebook da empresa que organizou a corrida, além de muitos protestos, há pessoas defendendo a empresa, afirmando que a corrida era apenas uma diversão e que as pessoas poderiam controlar seu próprio tempo. Esse debate me pareceu muito interessante. Realmente corremos só por resultados? Depende!
Neste mês participei de uma corrida beneficente em prol de uma corredora que está hospitalizada. Desde o começo, os organizadores afirmaram que a corrida era simbólica e que, por isso, não haveria premiação, apenas sorteio de brindes. Fiz minha melhor corrida em muito tempo, chegando em 5° lugar. Na chegada, nem premiação, nem linha de chegada, nem nada. É meio estranho, mas era o combinado e, sobretudo, era por uma ótima causa. Não era porque não haveria troféu que deixaria de dar meu melhor. Corri por resultado sim, mas não pelo reconhecimento dele.
Agora, é muito diferente quando você se prepara para uma prova competitiva, em que há premiação para as diversas categorias. Quem treina sabe o quanto visualisamos o dia da prova em nossa cabeça. Quando o corpo está pedindo arrego, nosso cérebro nos lembra que cada treinamento tem um motivo específico: você quer emagrecer, você quer completar uma prova, você quer baixar seus tempos ou você quer chegar entre os primeiros da corrida.
O erro de cronometragem não é apenas um detalhe numa corrida "muito divertida e bem organizada" (palavras de algumas corredoras) como foi a corrida feminina. Se você coloca pessoas para competir e as vende este produto, a falta de resultados é um desrespeito tremendo com quem se preparou. Mais desrespeito ainda é premiar quem chegou depois de você, como foi o que aconteceu ontem. 
Uma das participantes, que acho melhor não chamar de "corredora", afirmou até que era falta de humildade as pessoas reclamarem de não ter o resultado correto. Falta de humildade? Querer ganhar no esporte agora é ruim? Vamos todos ser humildes e correr mais devagar que o próximo...Acho que ela não entendeu bem o espírito das reclamações porque não sabe o quanto é frustrante ver seus objetivos perdidos por uma má organização da prova. 
A corrida é democrática justamente porque engloba todos os tipos de objetivo, desde apenas completar a prova até chegar entres os primeiros. Mas se você, organizador, quer atingir apenas o primeiro grupo, deixe isso claro na inscrição. 
Correr sem se preocupar com resultados também é legal, mas para mim funcionou por ser uma causa nobre. Sou corredor porque gosto de competir, mesmo que não chegue entre os primeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário