Quem gosta de correr sabe que a atividade tem um único problema: dura pouco. A não ser que você seja um ultramaratonista, dificilmente você conseguirá correr mais que 1h ou 2h por dia. Uma boa solução que encontrei no auge da empolgação foi me dedicar à leitura de livros sobre o tema. Fiz uma pequena lista daqueles de que mais gostei.
6- Por qué Corremos? Las causas cientificas del furor de las maratonas.
Martín de Ambrosio e Alfredo Ves Losada
Editora Debate
Comprei este livro de autores argentinos no Uruguai. Não sei se já há versão em português. Apesar do título pretencioso, o texto não responde de maneira definitiva a pergunta do título, mas fala sobre diferentes teorias de forma leve e descontraída. O que mais gostei no livro foram as histórias de corredores famosos e anônimos, às quais os autores recorrem para falar sobre a paixão das corridas. Foi por meio dessas histórias que descobri que a Argentina tem duas medalhas de ouro olímpicas na Maratona!
5- Zen and the Art of Running. The Path to making peace with your pace
Larry Saphiro
Adams Media
4- Do que eu falo quando falo de corrida
Haruki Murakami
Alfaguara Brasil
Murakami deve ser, hoje em dia, o maior escritor-maratonista e só por isso o livro já vale a leitura. O livro aborda sua preparação para algumas corridas e demonstra como o fato de correr trouxe influência para sua vida e para seu trabalho como escritor. Para mim, o ponto positivo do livro é sua linguagem literária e o modo como expõe sua vida de escritor e corredor.
3- 50 Maratonas em 50 dias. Segredos que aprendi correndo.
Dean Karnazes
Leblon
Este é o livro mais "esportivo" desta lista, porque fala menos de teorias e mais de prática. É recheado de dicas sobre tênis, alimentação, exercícios e tem até planilhas de corrida - tudo com muita propaganda embutida. O autor é conhecido como o homem de melhor físico no planeta e as provas que ele comenta são mesmo impressionantes. Ele correu uma maratona por dia durantes 50 dias seguidos e, ao longo da descrição de cada uma, vai distribuindo dicas e contando casos muito interessantes.
2- Nascido para correr.
Christopher Mcdougall
Globo
1- Correr
Jean Echenoz
Alfaguara Brasil
Acredito que esse seja o melhor livro de corrida desta lista, não só porque uma biografia do Emil Zátopek já valeria a pena, mas porque é muito bem escrito. O livro foge daquele tipo chato de biografia e narra a história do Zátopek com uma escrita muito elegante. A mistura da história de vida do corredor tchecoslovaco com o texto do autor francês produziu um dos melhores e mais emocionantes livros que já li, independentemente do gênero.